31 de março de 2025
Limeira, São Paulo, Brasil
Namoro

Ele terminou comigo

Ele terminou comigo

“Ele terminou comigo”; separações acontecem porque os casais se corrompem. O engano, a vaidade e a concupiscência da carne são alguns dos motivos mais comuns de uma pessoa se separar da outra.

O engano: quando se acredita num amor inexistente, ou seja, quando uma pessoa mente para a outra, fazendo-a acreditar ser amada; ou quando se equivoca ao achar que ama a outra pessoa.

A vaidade: quando uma ou ambas trocam o amor por tudo aquilo que é vão, como o valor dado a própria aparência.

E a concupiscência da carne: quando a ambição ou desejo desmedido por bens materiais, ou satisfações sexuais, seduz qualquer uma delas.

Na maioria das vezes, o término é permanente, independentemente do motivo, mas em alguns casos é possível reverter a separação quando a pessoa que se separou percebe que errou e tenta se reaproximar da pessoa amada. Mas nem sempre ela é aceita de volta, e quando é aceita, não é certeza de o relacionamento voltar a dar certo devido aos danos emocionais, feridas incicatrizáveis que ela causou na pessoa que feriu.

Portanto, o melhor a fazer é, sem dúvida, evitar a todo custo que o relacionamento chegue a esse ponto, mas para isso é necessário recorrer à sabedoria.

Como alguém pode buscar a sabedoria para melhorar seu relacionamento?

Sendo sensata, agindo com cautela, prudência, seriedade e certeza. O segredo disso é manter a pureza e boa intenção do coração em relação às outras pessoas.

Quando os pensamentos são puros e o comportamento é íntegro, as intenções são boas, corroborando o amor do casal. Verdade é que a pessoa que ama quer o bem da outra, logo, não é infiel, não se exalta e nem se comporta com indecência, diferente do que muitos dizem por aí, querendo justificar sua falta de amor pelas pessoas que traíram ou ainda traem.

Dito isso, suponho que se você está lendo este artigo, é porque não agiu com sabedoria no seu relacionamento, e agora procura um jeito de repará-lo. Talvez a falta de sabedoria foi do seu namorado ou marido, enfim, não importa de quem seja a falha, desde que você saiba o que fazer em ambas as situações. A boa notícia é que você já deu o primeiro passo ao procurar por ajuda, que é justamente o que este artigo pode fazer por você: te ajudar com o término do seu relacionamento.

Já a má notícia, considerando que sua reação seja a pior possível, é que algumas realidades são duras de aceitar, mas não quer dizer que sejam ruins, apenas desconfortáveis ou dolorosas. É como um remédio amargo que você toma quando está com dor, é difícil de engolir, mas resolve o problema. Portanto, leia este artigo, e se esforce para fazer o que é preciso para, no mínimo, amenizar a dor que você pode estar sentindo agora por ter de dizer: “ele terminou comigo”.

A seguir falarei dos três principais motivos que faz um homem terminar o namoro ou casamento com uma mulher e o que você deve fazer em cada uma das situações. 

Primeiro motivo: Ele terminou com você porque não te ama mais

ele terminou comigo

Ele terminou comigo porque não me ama mais. Neste caso, o melhor a fazer é aceitar o término do namoro ou casamento e não insistir, pois, quando o motivo é a falta de amor, correr atrás significa se humilhar. Não quero ser insensível e dizer que renunciar a quem amamos é fácil, porque não é; mas, é mais difícil ainda viver arrependida por ter se humilhado tanto no passado. 

Isso porque presumo que você não quer que ele fique com você por pena ou por medo do que você pode vir a fazer com a sua vida. Além de que, imagino que você também não queira viver de migalhas, por mais que isso pareça ser melhor que nada.

É sabido que o amor acontece fácil, mas termina difícil; isso é fato. Mas ser difícil não é ser impossível, o que significa que pode, sim, ser superado. O problema é que o amor dói por um tempo antes de ir embora, o que faz você temer sua ausência. A verdade animadora disso é que se você resistir a dor do amor não correspondido, cedo ou tarde, mas talvez não tão cedo assim, ela irá desaparecer; e pode ser que o amor fique alojado no íntimo do seu coração, mas não estará mais acompanhado da dor.

As pessoas querem fugir da dor do coração partido, pensando que seria melhor não sofrer, mas estão erradas em querer que fosse assim. O sofrimento é um processo que também pode levar a cura, e interrompê-lo faria você nunca superar o amor que sente por alguém.

O coração precisa sangrar e a alma suplicar, é assim que o corpo entende que chegou a hora de parar de sofrer. Portanto, aceite e respeite o seu tempo de dor, pois é um mal necessário.

Sei que os anos pesam e a convivência conta, e é assim com todo mundo que já amou na vida, mas o tempo e a existência não são fiéis ao passado, e nunca serão até que venha a eternidade. Mas são, sim, leais ao futuro, basta que você resista ao presente. Na vida há sempre um porquê de uma coisa acontecer, às vezes saberemos o motivo, outras não, e tudo bem ser assim, porque o importante mesmo é que confiemos que Deus está no controle de tudo.

Queria que tivesse um jeito fácil e indolor de dizer que acabou, mas não tem. Se realmente é por falta de amor que ele terminou com você, não há mais nada o que fazer senão encarar a situação com força e coragem, aceitando a nova realidade da sua vida.

Segundo motivo: Ele terminou comigo porque fui infiel a ele

ele terminou comigo

Ele terminou comigo porque fui infiel. Bem, não sei o que você espera que eu diga, mas presumo que seja algo favorável à sua expectativa, que dependendo qual seja, não posso favorecê-la. Isso porque o que tenho para dizer é: reconheça que fez besteira das grandes e aceite que quando o assunto é traição, a chance de recuperação do relacionamento afetado é mínima.

Você já deve ter ouvido alguém falar que “tudo tem um preço”, e é verdade, não há nada de graça neste mundo, a não ser o amor gratuito de Deus por nós. Falando de um jeito fácil de entender, todas as nossas ações cobram para serem executadas, mesmo que seja apenas energia corporal. Algumas ações custam mais que outras, mas não é de dinheiro que estou falando — se ainda não ficou claro para você —, mas, sim, de valores não monetários. 

A vida tem um jeito justo de nos cobrar por seus serviços, porque nos cobra segundo as nossas ações. Costumo dizer que ações são empréstimos que fazemos na vida (credora). Funciona assim, quando investimos corretamente nossas ações, temos lucro, pagamos a vida e aumentamos a nossa linha de crédito com ela; mas quando o investimento é ruim, ficamos endividados e sem crédito, e a vida vem e toma o que temos de valor para quitar nossa dívida.

Agora que você entendeu a analogia que fiz das ações que tomamos na vida com os empréstimos que fazemos na instituição financeira (credora), pergunto-lhe:

“Suas ações de infidelidade trouxeram lucro ou prejuízo? Considerando que foi um prejuízo, o que a vida tomou de você para quitar essa dívida?”

Certamente você responderá: “Meu namorado ou marido.”

“E agora que o perdi, o que devo fazer para tê-lo de volta?”, é o que você pode estar se perguntando agora.

A resposta imediata é: “Por enquanto, deixe-o partir com a pouca dignidade que lhe resta.”

Dignidade e honra, duas palavras sinônimas, são os valores estruturais de um homem de valor. Significa dizer que sua “vida” depende de poder levantar a cabeça e seguir em frente, sem ter que olhar para trás. Portanto, privá-lo de um caminho longe da desolação que o entristeceu profundamente, é o mesmo que aprisionar um cativo no cativeiro, sendo a sua única certeza, o castigo.

O que falarei a seguir, falarei sem intenção de ser grosso, porque pode ser que você esteja de fato arrependida de tê-lo traído. E o que tenho para dizer é: não se dê o trabalho de se vitimizar, porque você pode ser tudo, menos vítima! Além disso, a decisão de perdoá-la é dele somente, e não deve ser influenciada pelas suas vãs justificativas, considerando que a traição é uma escolha e não uma obrigação.

Aconselho que reflita se o ama de verdade ou se só é orgulhosa demais para aceitar que o perdeu por um erro seu. Ou quem sabe você só não quer fazer o certo porque tem receio de que todos os seus familiares saibam o motivo do término do namoro ou casamento.  

Se é por algum desses motivos, das duas, uma: ou você é ignorante demais e não sabe que a traição é um ato egoísta de autossatisfação da vaidade, que viola a santidade do corpo e profana a pureza da alma, ou então sabe, mas não se importa com a profundidade e gravidade do que isso significa.

De qualquer forma, você terá que pagar a sua dívida, mesmo que esteja arrependida da sua traição. Mas seria bom se o seu caso fosse apenas ignorância, pois aprenderia onde não investir mais as suas ações. A dica que te dou e que pode salvar seu namoro ou casamento, caso queira e mereça, é que você admita culpa, não se justifique e busque somente o perdão. E em hipótese alguma, o chantageie ou o obrigue a ficar com você, porque o arrependimento verdadeiro não obriga ninguém a nada nem força posição ou situação desejada.

Terceiro motivo: Ele terminou comigo devido ao meu mau comportamento

Ele terminou comigo por causa do meu mau comportamento. Digamos que ele terminou com você devido ao seu mau comportamento: vulgaridade, desrespeito, brigas e intrigas, etc. Se até então você era cética em relação a isso, agora não duvida mais. Relacionamentos de fato terminam devido a mau comportamento, e é mais comum do que você pensa, sendo na maioria das vezes, baseada no declínio moral da sociedade, uma realidade que só tende a aumentar.

O principal motivo de uma pessoa terminar com outra por causa do seu comportamento ruim, é o desgaste físico e emocional que ela sofre. Ateste você mesma a veracidade disso, fazendo o seguinte: pense por um instante no mau comportamento que você tem tido, porque você sabe qual é, ou quais são, mas se realmente não sabe ou não tem certeza, pergunte para a pessoa com quem você namora ou é casada. Em seguida, coloque-se no lugar dela, imaginando como seria estar do outro lado, como essa inversão de papéis afetaria o seu equilíbrio emocional e a sua saúde corporal.

Esse choque de realidade serve para você não julgar ser o término da relação uma atitude exagerada da parte do seu namorado ou marido. Entenda de uma vez por todas, para um homem tomar a decisão de terminar o relacionamento devido ao mau comportamento da sua companheira, seja ela namorada ou esposa, é porque ele já chegou no limite da sua tolerância. 

Ele terminou comigo, o que eu faço agora?

“Ele terminou comigo, existe alguma chance de reatar o meu relacionamento?”, você pergunta. 

“Sim e não, vai depender de duas coisas.”

A primeira é se você está realmente disposta a mudar e corrigir o seu erro para salvar o seu namoro ou casamento. A segunda coisa é se ele está disposto a te dar uma ou mais chances, caso não seja a primeira vez que você é acreditada. Se ele acreditar de novo em você e a mudança ocorrer, é bem possível que o relacionamento de vocês seja restaurado. Agora, se você não aproveitar a chance para mudar de fato, dê-se por solteira, porque certamente ficará sozinha em algum momento.

Mas antes de você fazer mil promessas de que mudará se ele não te deixar, vou logo avisando que não é uma tarefa fácil mudar comportamento, sendo necessária muita força de vontade, além de que, se o amor não superar o ego, é tempo perdido. Esse aviso é para você refletir sobre a sua prioridade: amor ou vaidade. O seu comportamento é um vício difícil de vencer porque está atrelado a você; não é como mudar de roupa para agradar alguém, está mais para um sacrifício em tempo integral, portanto, não prometa que mudará da boca para fora.

Minha sugestão, principalmente se não é a primeira vez que você promete mudar para ele não te deixar, é que você aceite a separação até conseguir mudar de fato. Pode parecer insensato sugerir que você faça isso, mas não é, e direi o porquê: “Nada é mais eficaz contra o ego do que o amor, e é sua ausência que nos motiva a mudar por alguém.” Em outras palavras, a falta que você sentirá do seu namorado ou marido, do que ele significa para você, possibilitará sua mudança, uma vez que acabará com suas objeções em relação a se tornar melhor por amor.

Às vezes é necessário perder para valorizar, ou pelo menos quase perder para se dar conta do que é mais importante a ser considerado na relação amorosa. Infelizmente, conhecendo a espécie humana e seu apreço pelo perigo, é assim que acontece na maioria dos relacionamentos, principalmente nos desta geração.

O maior problema dessa mania que as pessoas têm de pagar para ver, é que pagam quase sempre, e caro. Por isso, não é possível garantir que tudo ficará bem, independentemente de como você escolher proceder para salvar o seu relacionamento. A lição que fica de tudo isso é a seguinte: se o seu namorado ou marido resolver te dar uma chance, seja a primeira, segunda ou terceira, faça o possível e até o impossível para eliminar o seu mau comportamento, e não volte a se comportar como antes. 

Considere que uma pessoa decidida é uma pessoa que não retrocede, salva exceções, e depois não adiantará nada você ficar chorando pelos cantos, porque não haverá rios de lágrimas que o convencerá a voltar para você.

Agora que você conhece todos os três possíveis motivos do seu namorado ou marido ter terminado a relação, já sabe o que fazer em cada uma das situações. Desejo que o amor prevaleça na vida de vocês, independentemente do que acontecer. Um forte abraço!

Por favor, compartilhe a sua opinião.

  • Gostei
error: Este conteúdo é protegido !!!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.